sábado, 9 de maio de 2009

Fraco/forte:você vai voar!!!


Os orientais sabem muito bem como o equilíbrio é importante para todas as coisas em nossas vidas. Tanto que preconizou para todo o ocidente e espalhou sua cultura para o resto do mundo nos ensinando que o equilibrio está no "meio"...os extremos são perniciosos. Penso nisso quando adoto qualquer postura na vida, até mesmo em nossos treinos diários de corrida, é muito importante respeitar nosso corpo. Estímulo X descanso, é a melhor fórmula para obter os resultados desejados nos treinamentos. Não adianta sobrecarregarmos nosso corpo com estímulos a todo instante, buscando a alta performance se não
damos a recuperação necessária para que nosso organismo assimile a nova carga e se recupere para nova sessão. Uma treino que gosto de fazer e que traz excelentes resultados para aumentar a velocidade é uma técnica smples, sem muita preocupação com tempo, intervalos ou pistas: Faça uma vez por semana um treinamento num percurso de ida e volta de mais ou menos 10 km, sendo que na primeira metada corra bem devagar, devagar mesmo, não deixe que o impulso te faça querer correr mais forte, corra o mais devagar que puder, depois na segunda metade imponha um rítmo forte, o mais rápido que puder que você possa completar a segunda metade do treino o mais rápido e intenso que puder. Você verá que os resultados são surpreendentes, e que não precisamos correr sempre o mais rápido para adquirir velocidade. É o efeito Yin Yang funcionando, fraco/forte, quente/frio, os opostos se atraindo em função de uma mudança.É isto aí pessoal, bons treinos a todos e boas provas para quem vai competir este final de semana. Feliz dia das mães a todas a mamães corredoras e mamães dos corredores.

6 comentários:

  1. Parece ser interessante este médoto.
    Vou procurar fazê-lo assim que retornar aos meus treinos.
    Abraços e tenha um ótimo final de semana.

    ...tutta...
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente temos que ter equilibrio mesmo para fazer uma prova...É isso ae amigão mandou muito bem nesse relato...pARABÉNS!!!

    Espero que esteja tudo bem com vc e treinando muito hein.

    Um forte abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Salve Paulo,
    Parabéns pelo Blog, estou acompnhando e adicionei um link a minha lista no meu Blog http://correndopelacidade.blogspot.com/
    `{]´s
    Bons Treinos e Boas Provas

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Paulo.
    Obrigado pela visita e pelo comentário que deixou.
    À cerca do treino recomendado você tem razão, eu já o efectuei várias vezes e dou-me bem. Agora que ando a fazer treino longo (acima das duas horas) uma vez por Semana não dá para fazer treinos desses, mas também recomendo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo!
    Obrigado pela visita no tomaracorrida.
    Já tinha passado por aqui.
    Interessante o método que utiliza. Quando estiver recuperado da Maratona vou experimentar.
    Grande abraço,
    Luís Mota

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo,
    Ótimo txt! Vou tentar quando me recuperar da última prova.
    E a maratona está logo aí, hein?
    Bons treinos!

    ResponderExcluir