quinta-feira, 5 de março de 2009

Correr na Chuva:Faz Mal?


Foi respondendo esta pergunta, mas na afirmativa(correr na chuva faz mal!!!) que minha querida esposa sempre diz quando calço o tênis e o tempo parece que vai nos premiar com uma deliciosa chuva de verão...Foi pensando no assunto que resolvi pesquisar o tema e descobri um interessante post na internet , do Prof de Educação Fisica e treinador de corridas RENATO DUTRA, AUTOR DO BLOG http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada, da qual extraio na íntegra a matéria abaixo que traz interessante pesquisa a respeito do tema. Tirem suas conclusões, eu já tenho a minha: ADORO CORRER NA CHUVA (Parafraseando nosso saudoso AYRTON SENA)

"São Paulo e grande parte do país passaram por um período de chuva nos últimos dias. Em alguns momentos, até com um frio bem intenso. Aquele clima típico da preguiça, daquela vontade de ficar embaixo do cobertor, comendo pipoca, dormindo ou vendo televisão. Eu tenho minha tática para não deixar esse estado de indolência me dominar. Costumo convidar um amigo ou vários para correr comigo. Assim fica mais difícil cabular o treino - para os dois, ou para o grupo se for o caso. Afinal, compromisso é compromisso!

Num desses dias terríveis de chuva torrencial e frio eu quase desisti. Recebi uma ligação quando já me preparava para sair de casa. Era um amigo:

- E aí? Vamos correr mesmo com essa chuva?
- Vamos! - eu disse sem hesitar.

Só que no caminho até o parque fui pensando: "Será que não vou ficar gripado? Será que isso é saudável?" Foi aí que veio a idéia de responder à questão: correr na chuva faz mal? É uma pergunta que muita gente me faz.

No mesmo dia busquei a literatura sobre o assunto. Foram encontrados diversos estudos simulando a situação: exercício intenso no frio e/ou na chuva e/ou no vento. Vou citar duas fontes para que possamos chegar às nossas próprias conclusões.

O que dizem as pesquisas

Em 1999, um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto estudou os efeitos da exposição ao frio, vento e chuva (brrrr!) em um grupo composto por nove homens bem condicionados e com idade média de 24 anos. Entre outros dados, detectou-se um aumento significativo do hormônio cortisol (produzido pela glândula supra-renal e que está envolvido na resposta do organismo ao stress).

Em um outro estudo, este realizado em 2001, por outro grupo de pesquisadores também do Canadá, sete homens sadios e em boas condições físicas (média de 24 anos) foram submetidos à uma sessão longa de exercícios físicos e em seguida ao frio. Os pesquisadores verificaram um aumento da atividade de células de defesa, como linfócitos e monócitos. A conclusão dos especialistas foi a de que, apesar da crença popular sugerindo que fazer exercício no frio e na chuva pode resultar em uma infecção viral, eles não verificaram uma depressão do sistema imune. Pelo contrário, pois a queda da temperatura corpórea resultante da exposição ao frio trouxe um aumento significativo do nível de atividade das células de defesa do sistema imune.

Bom senso para todos

Atenção: esta foi a conclusão dos pesquisadores, não a minha! É preciso lembrar que os indivíduos expostos ao frio e à chuva eram bastante jovens e bem condicionados. Será que todos nós podemos nos submeter à mesma situação e continuarmos bem de saúde? E se acrescentarmos a questão do nível de estresse elevado que a maioria de nós vive? Como meu objetivo neste espaço é divulgar o esporte - corrida e outras práticas - como um caminho para a obtenção de saúde e bem-estar, eu recomendaria correr na chuva e especialmente no frio somente os indivíduos muito bem condicionados e com o sistema imune em ótimas condições. Em dias de chuva, portanto, pessoas debilitadas, com condição física abaixo da ideal devem procurar um lugar fechado para se exercitar.

Correr é bom, mas no frio e na chuva pode ser um risco para você. A propósito, eu tive a sorte de não ficar resfriado!"

Referências bibliográficas:

Immune changes in humans during cold exposure: effects of prior heating and exercise I. K. M. Brenner, J. W. Castellani, C. Gabaree, A. J. Young, J. Zamecnik, R. J. Shephard, and P. N. Shek J Appl Physiol, Aug 1999; 87: 699 - 710.

Intracellular monocyte and serum cytokine expression is modulated by exhausting exercise and cold exposure
Shawn G. Rhind, John W. Castellani, Ingrid K. M. Brenner, Roy J. Shephard, Jiri Zamecnik, Scott J. Montain, Andrew J. Young, and Pang N. Shek
Am J Physiol Regulatory Integrative Comp Physiol, Jul 2001; 281: 66.

13 comentários:

  1. se vejo que está chovendo nem saio pra treinar na rua, vou direto pra academia correr na esteira. não gosto e também não me arrisco com chuva, hehe

    ResponderExcluir
  2. Não temos como evitar isso. Nas competições se chover e tiver frio temos de correr na mesma,né? Então não há outro remédio se não treinar ao frio e com chuva e assim vamos preparando o corpo para enfrentar temperaturas que aqui na Região de Lisboa pode atingir até aos 0 graus durante o Inverno. Por isso eu gosto de correr na chuva e com algum frio, calor é que não.
    Obrigado pelas dicas, aprendemos sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ihhh eu adoro correr na chuva, só não corro quando está relampiando aí já viu né, pode ser perigoso para nós corredores, também tem que se tomar cuidado para não escorregar ou torcer o pé, fora isso é botar o pé na estrada e correr muitos Kms.
    Parabéns pelo post amigo Paulo.

    Bons treinos,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ainda nao corro na chuva. quem sabe um dia.
    aliás, com o sol que está, parece ser o que mais quero.

    ResponderExcluir
  5. Io se ho in programma l'allenamento, non guardo il meteo.
    bel post !

    ResponderExcluir
  6. cheguei aqui do blog de diego. sou italiano mas moro em salvador à 10 anos. desculpe o meu portugues nao perfeito (me recuso escrever os acentos, complicado demais). treino sempre ao nacer do sol e em salvador chove sempre nessa hora, eu tomo toda. mas acho que chuva (e tambem calor e umidade) nao faz bem. estou cheio de dores che por milagre somem sempre na hora que chego na italia, onde o ar è seco e nao tomo chuva! e ainda: uma coisa è tomar chuva com temperatura 30°, outra è tomar com temperatura 5°! pode ser que brasileiro è mais acostumado com chuva e umidade (aqui chove 3 vezes mais que na italia e vejo que quando a umidade desse abaixo do 30% o governo decreta estado de emergencia!!!).
    luciano er califfo.

    ResponderExcluir
  7. Eu saí pra correr na chuva ?! Nem pensar...claro que já aconteceu de estar correndo e começar a chover, é uma delicícia vc toda suada e cair aquela chuva...um refrescon só...em compensação, seu tênis fica super pesado, eu que sou "Mãe da Atrapalhada" - que caiu por qualquer motivo - na chuva é um festival de trapalhadas e hematomas...
    Estou literalmente FORA! risos...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Si meu programma precisa correr, eu normalmente corro tambem com a chuva e tambem si neva :-)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Blog, Paulo. Já inclui na minha lista de Blogs Correria.

    Pois é, correr na chuva pra mim, só se eu for pego durante a corrida, pq sair com ela, de início, não dá.

    Agora o interessante é que já participei de várias provas e nunca corri uma prova debaixo de chuva.

    abs.

    ResponderExcluir
  10. Gente eu fiquei muito felizde sabe que um mineiriim tá acompanhando eu!!
    Se pergunto se eu tenho saudade de pão de queijo?!!! ctz, chega da agua na boca.Se conheçe onde eu nasci Couto Magualhães de Minas,perto de Diamantina??Antigo rim manso?
    Boms treinos pra voce e sucesso em suas corridas,e não esquece de come uma broasinha de fubá viu??!!
    abç.

    ResponderExcluir
  11. Belo artigo, tinha algumas dúvidas sobre o assunto também!

    Mas tenho que admitir, correr na chuva relaxa e provavelmente teria tido um tempo melhor na última meia de sp com uma chuvinha nas costas em vez daquele sol na cabeça xD

    ResponderExcluir