quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Não adianta correr


É pessoal...não adianta correr e querer colocar "o carro na frente dos bois"(ditado mineiro)
Tô postando o título acima quando o assunto é tempo de treinamento para melhorar as marcas pessoais, pois só o tempo de rodagem (e mais rodagens) tem o poder de trazer bons resultados, principalmente em provas de fundo, qualquer tentativa de querer resultados rápidos a resposta é a pior possível: lesões, fadiga precoce, overtraining dentre outros malefícios do treino mal adequado.
A seguir, o tempo de treinamento que os grandes fundistas da historia levaram pra atingir suas melhores marcas. E é claro, quem estampa a foto é nosso querido recordista RONALDO DA COSTA, que brilhou na Maratona de Berlim em 1998.

Ronaldo da Costa melhor marca aos 28 anos, após competir por 10 anos em alto nível
• Haile Gebrselassie melhor marca aos 35 anos, após competir por 17 anos em alto nível;
• Paul Tergat melhor marca aos 34 anos, após competir por 11 anos em alto nível;
• Sammy Korir melhor marca aos 32 anos, após competir por sete anos em alto nível;
• Matin Lel melhor marca aos 30 anos, após competir por cinco anos em alto nível;
• Samuel Wanjiru melhor marca aos 22 anos, após competir por seis anos em alto nível;
• Abderrahim Goumri melhor marca aos 32 anos, após competir por 10 anos;
• James Kipsang Kwambai melhor marca aos 25 anos, após competir por cinco anos em alto nível;
• Khalid Khannouchi melhor marca aos 31 anos, após competir por 10 anos em alto nível;
• William Kipsang melhor marca aos 31 anos, após competir por sete anos em alto nível;
• Evans Ruto melhor marca aos 25 anos, após competir por quatro anos em alto nível.

Alguns dados de grandes atletas da história:

• Adebe Bikila 10 anos de treinamento, melhor marca aos 33 anos;
• Alain Mimoun 15 anos de treinamento, melhor marca aos 35 anos;
• Alberto Salazar 11 anos de treinamento, melhor marca aos 22 anos;
• Bill Rodges 10 anos de treinamento, melhor marca aos 25 anos;
• Carlos Lopes 18 anos de treinamento, melhor marca aos 38 anos;
• Derek Clayton sete anos de treinamento, melhor marca aos 27 anos;
• Dirck Beardsley 8 anos de treinamento, melhor marca aos 21 anos;
• Emil Zatopeck 11 anos de treinamento, melhor marca aos 31 anos;
• Greg Meyer 13 anos de treinamento, melhor marca aos 25 anos;
• Gret Waitz 10 anos de treinamento, melhor marca aos 25 anos;
• Lorraine Moller 13 anos de treinamento, melhor marca aos 24 anos.

11 comentários:

  1. paulo,

    eu comn quase 50anos, deveria estar quebrando o recorde dos 100km (rsss)

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  2. O negócio é não perder o foco ! Mas este é o meu lema "devagar e sempre"...o importante e não parar, não é Paulo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Paulo ótimo tema parabéns!!!
    Quando eu comecei a correr a 8 anos atrás, nos 10km eu só fazia 45 minutos fica p...da vida com esse tempo que não conseguia abaixar, mais através dos conselhos dos amigos eu fui vendo que só através do tempo e dos treinos nós melhoramos os nossos rendimentos e isso aconteceu comigo.
    Obrigado pela visita a Cris é daí de Uberlândia creio que esta cidade deve ficar perto de vc em juiz de fora, já que vc vai correr a meia de Sp, ela me falou que também está se preparando para correr a meia também, quem sabe vcs não se encontram lá.

    Boas passadas amigão e bom final de semana.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Paulo, o segredo é ter paciência e aproveitar aos poucos os beneficios da corrida, que vão além de se obter uma boa marca. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Jorge, Uberlandia fica a 800 km de Juiz de Fora!!! quase 3 x de juiz de fora ao Rio e voltar!!! (juiz de Fora fica a 18o km do RJ0 Mas Aí Cris..podemos nos encontrar lá sim, mais proximo da prova a gente pode combinar...E aí Nadais..quem sabe vc já está quebrando algusn recordes e não sabe???Parabéns pelos treinos....
    BELEZA dIEGO, "ENTENDEU BEM O RECADO... bONS TREINOS E BOAS PROVAS PRA VC AMIGO...

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo

    parabéns pelo post. Realmente o segredo do sucesso esta com os anos. Muitas vezes o importante não é correr rápido, mas saber correr. Como no futebol, o bom jogar não é aquele que tem sempre a bola, mas aquele que sabe onde a bola vai estar. abraços

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma questão de treinamento, paciência e muita perseverança. Em relação ás mulheres acontece o mesmo... Anos de treinamento e conseguem suas melhores marcas depois dos 35...
    Não é fácil ser o melhor... exige-se muito, às vezes mais do que podemos suportar...De toda forma, o ideal é amar a corrida como ela é, apenas pela sensação de prazer que nos proporciona, pelo êxtase de cruzar a linha de chegada seja em 1º ou em último lugar...

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bom teu post Paulo!

    Isso significa que se eu focar direitinho ainda tenho chance!! A final tenho "apenas" 21 anos!

    Grande Abraço!

    Paulinho Stone
    www.paulinhostone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vim Agradecer o comentário no meu Blogue. Em relação ao nosso Carlos Lopes, ele, deixou de correr. Já por algumas vezes vi-o Como organizador de provas, mas neste momento aquilo que sei, é homem de negócios. Um abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  10. Amigo Paulo bom dia,
    Eu te mandei um email mais o mesmo retornou então estou lhe mandando a msg por aqui, acho que vc se EQUIVOCOU, estava no blog Viciadas e Endorfinas da Cris Folgar e vc postou lá uma msg que eu disse que ela é de Uberlândia e que ela correrá a meia de Sp no dia 8 março, pois vc se equivocou amigo, a CRIS que mora em Uberlândia - MG é a Cris que eu postei a msg da história de vida dela lá no meu blog e a Cris Folgar do Blog Viciadas e Endorfinas é outra...rsss...A Cris que eu postei lá no meu blog ainda não tem blog...Corre lá no blog da Cris Folgar e explica a ela...Rsss...

    Um abraço.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo blogueiro e corredor Paulo Sérgio,

    Obrigado pelos comentários feitos em meu blog.

    Não conhecia este seu blog sobre maratonas e gostei das abordagens que faz. Vou incluí-lo na minha leitura periódica.

    Também sou um amante das corridas de fundo e ultimamente tenho me dedicado à prática de corridas em montanha.

    Estou lutando contra uma tendinite patelar (joelho) há uns 10 meses e isto tem me prejudicado bastante nas competições. Em 2008 tive que desistir da briga pelas primeiras posições no Ranking do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha por causa deste problema.

    Ainda não estou 100%, mas estou tentando me preparar para a primeira prova do circuito que será em Extrema-MG. Esta prova é uma das mais difíceis que já participei (caso queira ler o relato de minha última participação é só acessar o endereço abaixo http://saudesabervirtude.blogspot.com/2008/05/relato-da-meia-maratona-mais-difcil-do.html).

    Um forte abraço,

    Cleiton

    ResponderExcluir